Future RAN: diversificando a cadeia de suprimentos 5G para viabilizar todo o potencial do Open RAN

LONDRES, 9 de dezembro de 2021 /PRNewswire/ — A Dense Air Limited, juntamente com um consórcio de parceiros do setor e acadêmicos, tiveram sucesso em garantir financiamento da “Competição...

LONDRES, 9 de dezembro de 2021 /PRNewswire/ — A Dense Air Limited, juntamente com um consórcio de parceiros do setor e acadêmicos, tiveram sucesso em garantir financiamento da “Competição Future RAN, Diversificando a cadeia de suprimentos 5G”, realizada pelo departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esporte (DCMS).

O projeto, denominado “Rede de Acesso de Rádio Aberto Multiponto Coordenado”, ou “CoMP-O-RAN”, irá revolucionar o desempenho e o custo de redes de pequenas células externas densificadas de 5G NR destinadas a fornecer cobertura 5G abrangente em todo o Reino Unido. A implementação do 5G e fornecimento de serviços 5G gigabit em massa por operadoras de rede móvel é crítica para o desenvolvimento econômico do Reino Unido. O CoMP-O-RAN oferece uma solução de densificação que pode permitir que tanto as operadoras de rede pública quanto privada estendam a cobertura e a capacidade do 5G para áreas não atendidas ou mal atendidas devido à economia insatisfatória utilizando espectro de acesso totalmente licenciado ou compartilhado.

Julia Lopez, Ministra da Infraestrutura Digital 

Nossas redes móveis desempenham um papel cada vez mais crucial em nossas vidas e negócios, é por isso que estamos investindo 36 milhões de libras em projetos de ponta para garantir que nossas redes estejam seguras e protegidas ao longo de décadas. Estou satisfeito em ver que uma gama tão notável de inovadores está agora integrada à FRANC, enquanto avançamos para construir uma cadeia de suprimentos de telecomunicações mais competitiva e resiliente.”

Projetos bem-sucedidos da competição DCMS para o futuro do Open-RAN foram anunciados na quarta-feira, 8 de dezembro de 2021, e recebem alocação de 36 milhões de libras de fundos de P&D em 5G para apoiar a evolução dos desenvolvimentos de tecnologia 5G com sede no Reino Unido. A competição respalda diretamente a estratégia de diversificação da cadeia de suprimentos 5G do governo do Reino Unido.

Paul Senior, CEO da Dense Air

Em nome da Dense Air e de nossos parceiros do consórcio, estamos muito satisfeitos que o governo do Reino Unido, por meio de seu concurso DCMS 5G Future RAN, tenha escolhido nosso projeto CoMP-O-RAN. A tecnologia que este projeto desenvolverá mudará fundamentalmente a economia de implementação e o custo por Gbit de soluções Open RAN no Reino Unido e em outros mercados internacionais.”

Em parceria com a Airspan Communication Limited, a Blu Wireless UK Limited, a Radisys UK Limited e a Universidade de Glasgow, um consórcio liderado pela Dense Air Limited desenvolverá um 5G NR O-RAN distribuído economicamente de entrada múltipla e saída múltipla (MIMO) – CoMP -O-RAN. Pela primeira vez, esta tecnologia oferecerá, às operadoras de rede móvel (MNOs) privadas e públicas, a capacidade de aproveitar o ecossistema dos fornecedores 5G de forma econômica para tornar a diversificação da cadeia de suprimentos 5G uma realidade.

Eric Stonestrom, presidente e CEO da Airspan Communications Limited

Estamos entusiasmados em fazer parte deste consórcio. Esperamos trabalhar com este prestigioso grupo de líderes, incluindo funcionários do DCMS, para acelerar a inovação 5G e Open RAN, à medida que o Airspan desenvolve novos recursos em nossos rádios por meio de virtualização split 6 e soluções de transporte fronthaul mmWave incorporadas. Acreditamos que essa tecnologia desempenhará um papel fundamental em futuras soluções 5G.”

Alan Jones, CEO da Blu Wireless

À medida que as redes 5G começarem a dimensionar e densificar, serão necessárias formas inovadoras de manter o desempenho e a largura de banda.  O uso da tecnologia de baixa latência mmWave da Blu Wireless para ativar o CoMP-O-RAN terá um impacto significativo na economia futura dos modelos de implementação de 5G NR em redes públicas e privadas.

O CoMP-O-RAN permitirá que as futuras redes de pequenas células 5G se beneficiem das técnicas de processamento de rádio que já são utilizadas em macrocélulas Massive MIMO. É importante ressaltar que o CoMP-O-RAN aprimorará a operação de pequenas células em cenários limitados de interferência, como compartilhamento de espectro usadas alocações licenciadas e levemente licenciadas, como o espectro de acesso compartilhado do Reino Unido, de 3,8 a 4,2 GHz e CBRS dos EUA na banda de 3,55 a 3,7 GHz.

Muhammad Imran, professor da Escola de Engenharia James Watt da Universidade de Glasgow, afirmou:

Este projeto é uma grande oportunidade para algoritmos e técnicas desenvolvidos por nosso grupo de Sensoriamento e Imagem serem implementados em um sistema muito promissor do mundo real. Esperamos que os usuários finais se beneficiem de uma experiência melhorada e custos reduzidos de conectividade digital. Esperamos trabalhar com nossos parceiros para desenvolver o algoritmo CoMP

Com o suporte do DCMS, o consórcio se concentrará em melhorar a economia para a densificação da rede 5G, permitindo um melhor uso da infraestrutura interna e ao lado da estrada vertical para entregar custos mais baixos, velocidades mais rápidas, capacidade aprimorada e uma melhor experiência de serviço para usuários finais em centros urbanos, bairros suburbanos e até mesmo locais rurais. No entanto, não se trata apenas de maior capacidade e velocidades mais rápidas – a CoMP aumentará a confiabilidade e a disponibilidade do serviço, o que é fundamental em muitos casos de uso de redes privadas, como Indústria 4.0, Saúde, Comunicação Crítica e futuros corredores de transporte conectados e autônomos. O teste e a validação no mundo real serão realizados principalmente no Millbrook Proving Ground da UTAC, lar do bem-sucedido projeto DCMS 5G AutoAir Testbed.

Peter Stoker, diretor de engenharia , Connected Autonomous Vehicles, UTAC, Millbrook Proving Ground, Bedfordshire

” Estamos muito satisfeitos em apoiar o Consórcio CoMP-O-RAN. As instalações aqui na UTAC são excepcionalmente adequadas para esse tipo de testejá que nosso campo de provas no Reino Unido já está sendo usado para validar tecnologias e infraestrutura de conectividade.”

O CoMP-O-RAN oferece uma hierarquia de rede na qual os componentes de software e hardware são distribuídos por meio da rede, impulsionando mais inovação de fornecedores especializados que gerarão empregos adicionais nos setores de software e hardware. Posteriormente, isso levará a desenvolvimentos adicionais de fabricação e cadeia de suprimentos no Reino Unido e em outros lugares. Sempre que possível, o consórcio buscará obter componentes em áreas de desigualdade regional, com base nos governos do Reino Unido, ‘nivelando   a agenda e a estratégia do setor 4.0 para promover habilidades digitais. 

Segundo Arun Bhikshesvaran, CEO da Radisys UK Limited :

“Estamos entusiasmados em fazer parte deste consórcio com foco em oferecer uma solução CoMP-O-RAN que integre nosso portfólio de software ConnectRAN premiado com base em padrões para arquitetura O-RAN desagregada. Estamos comprometidos em trabalhar com nossos parceiros do ecossistema para criar soluções avançadas na comercialização do O-RAN 5G e trazer produtos de alto desempenho para o mercado do Reino Unido.”

FONTE Dense Air Limited

SOURCE Dense Air Limited

Categories
Uncategorized
No Comment

Leave a Reply

*

*

RELATED BY